(19) 3377-5979 |

Psicologia

A terapia tem como principal ferramenta resgatar o bem-estar mental de todo o aquele que se encontra em desiquilíbrio psicológico (dificuldade nos relacionamentos, depressão, baixa autoestima, síndrome do pânico e etc). A terapia possibilita lindas transformações a todo aquele que se permite!

As pessoas procuram a terapia mobilizadas pela dor e acabam descobrindo-se, e percebem um universo de possibilidades. Passam a acessar recursos internos antes desconhecidos, e aprendem a livrar-se de sofrimentos desnecessários e a lidar muito melhor com os obstáculos que surgem ao longo da vida.

É comum, as pessoas julgarem que precisar de um psicólogo para resolver seus problemas mais íntimos é um sinal de fraqueza. Pelo contrário, em minha experiência, digo que esse é um ato de coragem, pois é preciso humildade para reconhecer que precisa, e procurar esta ajuda e assim buscar uma mudança que lhe promova melhor qualidade de vida.

É gratificante quando a pessoa vence essa barreira, imposta muitas vezes pela sociedade de que, quem precisa de psicólogo é “louco ou fraco”, o que é uma inverdade absurda, pois todos corremos o risco de em algum momento da vida, não enxergarmos amplamente as armadilhas e os nós em que nos envolvemos. Sendo assim, a ajuda de um psicólogo, profissional amplamente habilitado, compreende na valiosa ajuda para encontrar o melhor atalho na recuperação do equilíbrio emocional e do bem-estar.

Vale lembrar que o sucesso do processo terapêutico consiste na participação espontânea e ativa do paciente, uma vez que sem a sua cooperação, o profissional torna-se impotente, pois os resultados da terapia são proporcionais a capacidade da pessoa de se entregar e se permitir ser ajudada, bem como querer.

Terapia Individual

As sessões terapêuticas acontecem dentro de um encontro estruturado, num ambiente preparado e confortável, tendo a duração média de uma hora, obedecendo a ética profissional de manter sigilo absoluto dos assuntos tratados no processo terapêutico. Tenho habilidade e comprometimento para realizar a terapia individual com crianças, adolescentes, adultos e idosos e atender as mais variadas demandas, tais como (dificuldade de relacionamentos afetivos e profissionais, ansiedade, depressão, distúrbios pós-traumáticos, baixa autoestima e transtornos em geral).

Os benefícios de uma terapia são muitos, dentre eles posso destacar:
- Autoconhecimento e fortalecimento dos objetivos e valores.
- Desenvolvimento de habilidades para relacionar-se melhor com as pessoas e consigo mesmo.
- Amplia a visão do todo, tornando uma situação-problema muito mais fácil de ser resolvida, pois se aprende a utilizar seus recursos internos, como discernimento e sabedoria.


Terapia de Casal e/ou Familiar

A terapia de casal ou familiar, consiste em identificar padrões que contribuem para a desordem de comportamento, ajudando-os a romper com os velhos hábitos e padrões e assim, ter relacionamentos mais harmoniosos, e um ambiente mais agradável para se viver.


Terapia em Grupo

A terapia em grupo consiste na reunião de 3 a 12 pessoas, onde todos os participantes têm problemas em comum relacionados. É possível cada membro se beneficiar com a condução técnica do psicólogo, e também na observação de como os outros pacientes sofrem e respondem aos comentários feitos nos relatos de problemas citados no grupo.

Vale destacar que ao receber um feedback de outras pessoas com problemas semelhantes aos seus, isso dá uma perspectiva diferente ao paciente, e se torna muito útil e desencadeia numa melhoria e mudança pessoal.


Hipnose na Prática Clínica

A hipnose é uma prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil e é utilizada por diversos profissionais da área da saúde, inclusive a psicologia e consiste em uma técnica de desenvolvimento pessoal.

Ao contrário do que se imagina no senso comum, durante a sessão de hipnose o paciente mantém-se consciente o tempo inteiro, sem perder o controle de si mesmo, ocorre que no estado hipnótico a pessoa se desprende de seu senso crítico, ficando mais suscetível às sugestões do terapeuta – que sabe perfeitamente suas dificuldades e resistências. Por essa razão é recomendado a prática da hipnose apenas por profissionais capacitados e bem treinados.

O “estado de absorção interna, concentração e atenção focada”, provocada pela hipnose, ajuda-nos a usar nossa mente de uma forma mais poderosa. Trabalha-se com a repetição verbal e/ou com imagens mentais, para induzir um “estado de transe”, que nada mais é que estado de foco aumentado, em que a pessoa se sente mais calma e relaxada e aberta ao poder da sugestão, para dissolver traumas, medos, resistências e muito mais.


Programação Neurolinguistica – PNL

A Programação neurolinguística é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criado por Richard Bandler e John Grinder na California, Estados Unidos na década de 1970.

Ambos estudaram muito e compreenderam que, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente em nossas ações e consequentemente influenciam os resultados que alcançamos em nossas vidas.

A PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre os mesmos e se preciso, ressignificá-los, ou seja, permite uma mudança de significado das experiências negativas, bem como suas respostas e comportamentos, e superação de limitações.


Orientação Profissional

A Orientação vocacional é um processo, conduzido pelo psicólogo, que através da pesquisa e aplicação de diversas ferramentas, busca refinar o conhecimento do campo de interesses, aptidões e personalidade. Cabe ao profissional dar orientações sobre o percurso acadêmico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa, ou seja, não toma a decisão, mas dá suporte durante todo o processo.

A adolescência é a etapa da vida marcada pela transformação. Nesta fase de mudanças (físicas, cognitivas, emocionais e sociais) o adolescente se depara ainda com uma série de escolhas que definirão o seu futuro, dentro delas, a profissional. Portanto é natural que nesta fase surjam dúvidas, conflitos e ansiedade, que caso se deixem arrastar muito tempo poderão traduzir-se na necessidade de consulta psicológica.